Sobre o MBA

O MBA em Gestão Empreendedora e Inovação em seus objetivos, metas, estratégias e atividades foca o desenvolvimento de atitude empreendedora, dimensão que visa o desenvolvimento de pessoas que além de participativas, críticas, reflexivas, e criativas, estão comprometidas com a inovação e com o exercício da responsabilidade social. Este MBA busca, complementarmente, relacionar teoria à prática, entendidas como dimensões indissociáveis para uma análise reflexiva da realidade.

Por outro lado, na sua concepção, o MBA considera a missão de educar e a visão de futuro da UFCG, da Fundação PaqTcPB e dos Parceiros (SEBRAE, ILCA_TC e ACCG), valores que podem orientar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente aqueles voltados para o desenvolvimento humano, a inclusão e a responsabilidade social. Além disso, os quatro pilares da educação – aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer – foram tomados como orientação focal para o desenvolvimento deste MBA.

Neste sentido, os fundamentos que nortearam a proposta são os seguintes:

  • Gestão empreendedora de negócios de alto impacto;
  • Gestão da Inovação no Contexto da Gestão do Conhecimento;
  • Necessidade de visão integrada e sistêmica do processo de inovação, superando a percepção comum envolvendo as dimensões: econômica, financiamento e conhecimento técnico-científico, enfatizando a gestão do habitat e discutindo as limitações dos modelos lineares;
  • Exploração das dimensões humana, histórica, filosófica, política, econômica, legal, sociocultural, técnico-científica, e epistemológica da inovação, segundo as perspectivas da gestão de empreendimentos inovadores;
  • Desenvolvimento de uma linguagem de comunicação adequada aos empreendedores e gestores de inovação, com ênfase no tratamento dos conceitos básicos envolvidos no processo de inovação (tecnológica ou não) e difusão;
  • Ênfase no desenvolvimento de técnicas de gestão estratégica, visando à formação de equipes de alto desempenho e também na elaboração, execução e avaliação de projetos e planos de negócios de acordo com a filosofia de planejamento situacional e combinação com as categorias do Modelo Evolutivo, e com a metodologia da matriz de impactos cruzados, usada para iniciar construção de cenários;
  • Entendimento dos interesses e papéis dos distintos agentes do sistema de inovação, com ênfase na aprendizagem de técnicas de negociação e empreendedorismo inovador.

Realização

Parceria

Desenvolvido por:

TX.

Projeto Pedagógico MBA | Resolução / Regulamento Oficial | POLÍTICA DE DESISTÊNCIA / CANCELAMENTO E REEMBOLSO |