Estrutura

A estrutura pedagógica do MBA em Gestão Empreendedora e Inovação terá 360 h de duração, que será composta por 12 (doze) disciplinas de 30 (trinta) horas, sendo 12 (doze) horas presenciais e 18 (dezoito) horas à distância com o uso da Plataforma Moodle.

Conteúdo programático:

Disciplina Conteúdo
Empreendedorismo e Startups
  • O que é empreendedorismo.
  • Perfil e Habilidades do empreendedor..
  • Conceito de negócio de alto impacto.
  • Identificação e reconhecimento de oportunidades valiosas.
  • Proposição e validação de modelos de negócios de projetos inovadores.
  • Ideação: liberando as amarras da imaginação.
  • Padrões de Negócios.
  • Design de Negócios e o pensamento visual.
  • O que é uma startup.
  • Business Model Canvas.
  • Mínimo Produto Viável.
Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo
  • Conceitos Básicos de inovação.
  • Invenção, Descoberta e Inovação.
  • Inovação aberta e co-criação.
  • Dados, informação, conhecimento e Inteligência.
  • Ambientes para a promoção do empreendedorismo e da inovação.
  • Conceitos e caracterização de Ecossistema de Inovação, Habitats de Inovação, Incubadoras, Aceleradoras, Parques Tecnológicos e espaços de coworking.
  • A Hélice Tripla da Inovação: Academia, Governo e Mercado.
  • Os principais ecossistemas de inovação no Brasil e no mundo.
  • A transferência de tecnologia e a proteção da propriedade industrial em ecossistemas de inovação.
Gestão de Marketing e Vendas
  • Pesquisa de mercado: análise do setor, da concorrência  e do público alvo.
  • Criação e Posicionamento da Marca.
  • Estratégias de Produto e/ou Serviço inovadores.
  • Estratégias de Precificação.
  • Estratégias de Comunicação de marketing.
  • Canais de Distribuição de Marketing.
  • E-commerce.
  • Vendas;
  • Multimarcas;
  • Processo de vendas;
  • Relacionamento com cliente;
  • Visual merchandising;
  • Ciclo de vendas;
  • Funil de vendas;
  • Construindo e gerenciando equipe de marketing e vendas.
Gestão da Inovação Tecnológica
  • Inovação e Tecnologia.
  • Estrutura Organizacional de Empresas Inovadoras.
  • Processo da inovação tecnológica.
  • Inovação Tecnológica e Estratégia Competitiva.
  • Ferramentas da gestão da inovação.
  • Introdução ao TEMAGUIDE.
  • Design Thinking.
  • Gestão de projetos inovadores.
Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira de Novos Empreendimentos
  • Planejamento Financeiro de Novos Empreendimentos;
  • Fluxo de caixa;
  • Projeções de vendas;
  • Projeções de custos;
  • DRE;
  • Métodos de avaliação de projetos de investimentos de capital: payback, valor presente líquido, taxa interna de retorno, ROI;
  • Fontes de recursos.
Mecanismos para Captação de Recursos para Novos Empreendimentos
  • Classificação dos instrumentos de apoio à inovação;
  • Órgãos de Fomento;
  • Estratégias para captação de recursos;
  • Sistema Nacional, Regional e Local de Inovação;
  • Sistema de incubação de empresas;
  • Fontes criativas de recursos;
  • Gestão, acompanhamento e prestação de contas de projetos aprovados em editais de fomento;
  • Investidor Anjo e Venture Capital;
  • Dicas e dificuldades no processo de financiamento para a inovação.
Intraempreendedorismo e Gestão de Pessoas
  • Intraempreendedorismo.
  • Clima organizacional.
  • Cultura organizacional.
  • Como atrair e selecionar as pessoas certas.
  • Aprendizagem organizacional.
  • Motivando de pessoas.
  • Autodesenvolvimento.
  • Como recompensar o time.
  • Liderança.
  • Comunicação organizacional.
  • Definindo competências empreendedoras.
Inovação, Novas Tecnologias e Economia Compartilhada
  • O impacto das novas tecnologias no ambiente de negócios.
  • Tendências e negócios: digitalização, automatização, mídias sociais, serviços on-line, análise e interpretação de dados, manufatura avançada, robótica e inteligência artificial.
  • A economia compartilhada.
  • Mercados de redistribuição.
  • Lifestyles colaborativos.
  • Sistemas de produtos e serviços compartilhados.
Aspectos Jurídicos e Institucionais da Inovação Tecnológica e Empreendedorismo
  • Questões societárias;
  • Pessoa jurídica;
  • Constituição de uma empresa;
  • Contratos;
  • Propriedade Intelectual;
  • Marcas e patentes. 
  • Tecnologias proprietárias não protegidas por patentes.
  • Panorama dos organismos e instituições envolvidos com a inovação tecnológica.
  • Lei da inovação e outras leis de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Prospecção Tecnológica
  • Formas de prospecção: busca de anterioridade, mapeamento patentário, monitoramento tecnológico, vigilância tecnológica, prognóstico ou previsão tecnológica, mapas tecnológicos.
  • Prospecção e mercado.
  • Inteligência competitiva na prospecção tecnológica.
  • Previsão de novos produtos.
  • Definição de potenciais rotas para aperfeiçoamentos em produtos e processos existentes.
  • Rastreamento de capacitação tecnológica.
  • Identificação de tecnologias emergentes.
  • Identificação de novos mercados e de novas fontes de financiamento.
  • Monitoramento de outros centros de P&D e de C&T&I.
  • Modalidades de Transferência de Tecnologia.
  • A importância da prospecção tecnológica em setores intensivos de P&D.
  • Metodologias e estratégias de prospecção tecnológica.
Oficina de Negócios
  • Modelagem de negócios.
  • Plano de negócios, usando métodos ágeis (ex. Método Canvas).
  • Protótipo conceitual, low definition.
  • Desenvolvimento de protótipos high definition.
  • Elaboração do pitch de apresentação.
Plano de Negócios
  • Metodologia para elaboração de um plano de negócios;
  • Estruturação dos capítulos referentes ao sumário executivo, descrição do negócio, análise de mercado, estratégia, plano de marketing, planejamento operacional e financeiro.
  • Diferentes públicos do plano de negócios.
  • Conceitos relacionados de marketing, estratégia e finanças.

 

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